16/03/2007

Brizola contra a Globo.

No dia 15 de Março de 1994, quem viveu jamais esquecerá, ocorreu algo inédito. Nesse dia, quem ligou a televisão na Rede Globo por volta das 8 e meia da noite se deparou com um fato surreal, algo que fazia o telespectador duvidar da própria sanidade: Cid Moreira, figura mais representativa do telejornalismo brasileiro e apresentador do JN há quase 20 anos, esculhambava as Organizações Globo em seu próprio jornal.

Era um direito de resposta conseguido pelo governador do Rio de Janeiro e candidato à Presidência da República, Leonel Brizola, que buscava a resposta pública na justiça desde 6 de fevereiro de 1992, quando, ao tentar impedir o desfile da Sapucaí, foi acusado de "declínio da saúde mental" e "deprimente inaptidão administrativa".

Segundo o site do PDT [adaptado], "Brizola tinha levado dois anos, um mês e nove dias em peregrinação pelas instâncias judiciais, enfrentando a má vontade de juízes. Um juiz chegou a engavetar o processo durante mais de seis meses. Os jornais chegavam mesmo a anunciar em primeira página a transmissão da resposta. Mas o poder da Globo era tão fantástico, que sempre havia um recurso, um jeitinho, para protelar e matar pelo cansaço qualquer veleidade de justiça."

Para alguns, esse vídeo ficou tão famoso que quem não viu achou que se tratava de um lenda urbana. Temos que dar graças ao Youtube, porque podemos ver esse momento novamente:


Reciclado do Subaco de Cobra

Um comentário:

Anônimo disse...

na realidade esse post foi retirado do blog resistindo
http://www.resistindo.com.br

e nao do subaco de cobra