25/02/2007

Lomografia

Recentemente teve uma exposição da lomo no Recife. Depois dessa exposição fiquei fissurado pela Lomo; Porisso coloco essa matéria da Lomografia:

Acesse:

Flickr do Damião
Sociedade Lomográfica Brasileira

***
Reciclado do 5acarmos múltiplos

Contra-intuitiva, expressiva, divertida e nada elitista, a Lomografia surgiu no início da década de 80 com o lançamento da câmera soviética Lomo LC-A,

enriquecendo o universo da arte pop e alargando os horizontes da expressão através da fotografia.

Os próprios requisitos de projeto da câmera apontavam para algo bem simples e de qualidade nada profissional. O objetivo era colocar no mercado uma máquina relativamente confiável e de preço acessível para que todo cidadão russo pudesse adquirir.

Quando as máquinas asiáticas começaram a invadir o mercado a preços mais baixos ainda o produto deixou de ter sentido. Em 1991, contudo, quando um grupo de estudantes vienenses adquiriu algumas LC-As, ficaram surpresos com os resultados cheios de personalidade que conseguiram em suas férias. Um movimento nasceu e foi fundada a Lomographic Society, que alastrou o fenômeno através de “Embaixadas Lomo” que começaram a aparecer em toda parte do mundo.

Eventos como o Lomografic World Conference, de 1997, vêm popularizando cada vez mais a Lomografia e, já em fins da década de 90, a Lomographic Society International lançou a Actionsampler, uma máquina Lomo capaz de tirar quatro poses em uma única foto, tentando enriquecer mais ainda o mundo da Lomografia.

O campo para o crescimento da Lomografia é grande, sobretudo não se tratando de uma técnica rigorosa de fotografia que prime pela precisão e estilo, mas uma forma de expressão popular, com o uso de máquinas de baixo custo e ênfase na espontaneidade.

A câmera, na Lomografia, é uma extensão do próprio corpo, uma parte do Lomógrafo, uma espécie de retorno à não especialização e à uma forma de glamourização do amadorismo. Não é atoa que as 10 Regras de Ouro da Lomografia sugerem uma maior liberdade criativa e metodológica.

"As 10 Regras de Ouro da Lomografia" promovem o rompimento com a tradicional cultura fotográfica. E se você nunca teve um treinamento clássico em Fotografia, elas garantem que você esqueça tudo aquilo que nunca quis saber.

O que pode bem ter sido uma mera jogada de marketing então, pode se tornar uma nova forma de expressão, elevando equipamentos de qualidade duvidosa ao status de viabilizadores da arte popular.

Diante da safra de péssimas câmeras digitais acopladas à celulares, não é difícil cogitar a criação de uma proposta como a da Lomografia, que leve menos a sério os atributos do equipamento e mais a sério o pontencial da forma de expressão.

Que tal, digamos, "As 10 Regras de Ouro da Celulografia"?

As 10 Regras de Ouro da Lomografia

Você quer saber mais?
Wikipedia . Lomografia
Sociedade Lomográfica Brasileira
Lomography.com . Actionsampler
Lomography.com . Lomographic Society International
Lomography.com . A história
Lomography . Galerias
Lomography . Galerias
Lomography.com.au . Site Australiano
120Seconds.com . Ótima galeria lomográfica
Um guia para a Lomografia
As diferentes Lomos

Câmeras
Lomography.com . Produtos
Lomography.com . Lomo Kompakt Automat
Lomography.com . Lomo Frogeye Underwater
Lomography.com . Lomo ColorFlash Holga (3 cores de flash)
Lomography.com . Lomo ColorSplash (Mais de 10 filtros de flash)
Lomography.com . Lomo Actionsampler (4 fotos em uma)
Lomography.com . Lomo Actionsampler Flash (4 fotos em uma com flash)
Lomography.com . Lomo Supersampler (4 fotos em linha)
Lomography.com . Lomo Oktomat (8 fotos em uma)
Lomography.com . Lomo Pop9 (9 fotos em uma com flash)
Lomography.com . Lomo Horizon 202 (Fotos panorâmicas)

Reciclado do 5acarmos múltiplos

Nenhum comentário: