31/01/2007

Anônimo Generoso

Um raríssimo violino criado em 1743 por Giuseppe Guarnieri del Gesu, conhecido como Carrodus, foi comprado por um colecionador australiano anônimo e oferecido gratuitamente, em empréstimo permanente, à Orquestra de Câmara australiana.

O instrumento ficará com o diretor artístico e violinista da orquestra, Richard Tognetti, que voltará a tocar pela primeira vez em 50 anos, com o início em fevereiro da temporada de 2007 da orquestra, que fará uma turnê pela Austrália.

O Carrodus é um de apenas cem exemplares no mundo e vale cerca de 6 milhões de euros (R$ 16,6 milhões). Foi um dos últimos fabricados por Guarnieri, um dos mais notáveis do século 18, em Cremona, no norte da Itália. É tido como um dos quatro ou cinco violinos existentes de melhor qualidade, segundo Tognetti.

"É uma honra suprema ter este instrumento. Estamos muito felizes e surpresos com a generosidade desse proprietário anônimo", disse o músico. "Quando comecei a tocar o violino, tive uma revelação. Nunca na minha vida toquei um instrumento parecido. Esse é austero, rico e complexo."


Reciclado do UOL
***

Esse Generoso tem alguma guitarra semi-acústica Gibson ou uma Fender telecaster de 1952 pra me dar?!

Nenhum comentário: