30/12/2006

Saddam Hussein é enforcado no Iraque


O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, foi enforcado no início deste sábado em Bagdá. Ele havia sido condenado à morte pelo assassinato de 148 xiitas em 1982, quando governava o país com mão-de-ferro.

A televisão estatal iraquiana levou ao ar imagens de Saddam Hussein, aparentando estar calmo, trocando uma ou outra palavra com o homem mascarado que ajeitava a corda em volta de seu pescoço e o encaminhava para o cadafalso.

"Foi muito rápido. Ele morreu imediatamente", disse à agência "Reuters" uma das testemunhas oficiais da execução levadas pelo Estado ao local da forca. Segundo ela, o ex-presidente iraquiano, que estava constrangido mas não usou o capuz, fez uma breve oração antes de morrer.

"Nós ouvimos seu pescoço quebrar", disse Sami al-Askari, um aliado do primeiro ministro Muri al-Maliki, depois do enforcamento em um edifício do Ministério da Justiça na parte norte de Bagdá.

Já o conselheiro da Segurança Nacional do Iraque, Mouwafak al-Rubai, também presente à execução, afirmou que ele "pareceu firme e não teve medo da morte".

"Não tentou resistir e não pediu nada. Tinha em suas mãos um exemplar do Alcorão, que desejou enviar a uma pessoa. Alguém tomou o nome do destinatário do Alcorão e prometeu cumprir o pedido", afirmou.

Leia Mais

- Que vergonha! precisava fazer uma coisa tão medieval "enforcamento". Bush, o dono da razão.

- Tudo o que Bush queria! Muito bem, Agora iremos nos prostrar diante da "grandeza" do Doido Bush!

- Agora só falta o filho de Fidel, Hugo Chavéz, Enforcar o grande mau desse mundo: Bush!

Nenhum comentário: