20/11/2006

Che Guevarra em quadrinhos

Extraido do :http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br




Uma história em quadrinhos feita na Coréia do Sul vai mostrar a trajetória do líder revolucionário Che Guevara. A biografia vai ser publicada pela Conrad. A previsão da editora é lançar a obra no fim de novembro. O manhwa (como é chamado o quadrinho coreano) está em processo de edição. A história é assinada por Kim Yong Hee.

"Che" é um dos produtos da promissora indústria de quadrinhos coreana, que começa a chegar ao ocidente (caso de "Chonchu", já lançado por aqui). Os números dos manhwas impressionam. Em 1990, representavam 2,7% das revistas vendidas na Coréia. Em 2001, o índice saltou para 36%. Isso sem falar nas animações e nos videogames.

Segundo informações da Conrad, os dados são reflexo de uma política de estímulo à produção artística. 150 universidades ensinam quadrinhos. Em Seul, capital do país, a prefeitura investe anualmente no setor 5 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de reais).

Não deixa de ser curioso o interesse de uma indústria como essa em Ernesto Che Guevara, médico argentino que optou por lutar pelo ideal marxista na América Latina. Homem de muitas viagens, participou da revolução cubana de 1959 e foi um dos homens de confiança do ditador Fidel Castro. O objetivo de Che era levar o princípio revolucionário a outros países latino-americanos. Foi assassinado em 1967, na Bolívia, pelo governo daquele país.

Veja acima em primeira mão uma prévia da biografia.

Nenhum comentário: