13/08/2006

Napoleon Dynamite é o filme


Cara! tô louco pra assistir esse filme!
Vê a resenha extraído do Com Pipoca:
Os nerds nunca foram tão cool
O filme nem saiu aqui no Brasil e, lá fora, deixou no chinelo filmes como Kill Bill Vol. 2, O Homem Aranha 2, Ray e Os Incríveis ganhando o prêmio de melhor filme do MTV Movie Awards de 2005. E é bem provável que você nem tenha ouvido falar dele. Imagine se Spike Jonze (de Quero Ser John Malkovitch) dirigisse um filme pra adolescentes roteirizado por Charlie Kaufman (de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança). Essa mistura seria bem próxima de Napoleon Dynamite.

Vai ser mais difícil ainda achar alguém mais esquisito que Napoleon. Imagine um adolescente nerd ao extremo chamado Napoleon (John Heder). Ele tem um seguro contra abdução de OVNIs, seu bichinho de estimação é uma Lhama com problemas psicológicos, gosta de desenhar animais mutantes e mora com uma avó fanática por corridas de quadriciclos. Ele tem um irmão de 32 anos com fixação por artes marciais, viciado em chats na internet e que vende Tupperware pra conseguir grana pra comprar uma máquina do tempo. Quer mais?

Esse absurdo cativante é criação de Jared Hess e sua esposa Jerusha Hess. Jared é um ex-assistente de câmera que estréia (e muito bem) sua vida de diretor com Napoleon Dynamite. Jesusha é quem desembolsou os US$400 mil gastos pra rodar o filme. Bastou Napoleon Dynamite aparecer no Festival de Sundance pra que a Fox Searchlight comprasse o filme e o distribuísse num número reduzidíssimo de salas. Talvez isso tenha ajudado o filme a ter virado essa coqueluche do cinema-underground-norte-americano que virou, rendendo U$40 milhões em bilheteria e inaugurando um incalculável número de fã-clubes por toda parte.